13 de Maio de 2022

Gestão de licitações: 5 benefícios de uma plataforma para licitantes

Participar de processos licitatórios é uma das principais estratégias de empresas que desejam aumentar seus lucros e vender para o governo. Para isso, contar com um sistema de gestão de licitações com plataforma para licitantes é fundamental na organização do processo e automatização de tarefas.

Um sistema de gestão de licitações é uma plataforma online voltada aos licitantes, com ferramentas de controle de propostas, armazenamento de documentos, monitoramento de preços e outros recursos que aumentam as chances da empresa vencer com o maior valor possível.

Confira os principais benefícios de utilizar uma plataforma para licitantes:

1. Encontre os editais ideais para a sua empresa

O edital é o principal documento de uma licitação, pois contém todas as regras e informações necessárias para a participação no certame.

Cada órgão público, seja municipal, estadual ou federal, costuma divulgar as licitações em seus próprios portais ou em sites especializados.

Por isso, empresas que desejam vender para o governo devem estar atentas às oportunidades e um sistema de gestão é a melhor maneira de encontrar os editais ideais. 

Com recursos de filtragem das licitações de acordo com o seu produto ou serviço, você encontra somente os editais adequados à sua empresa e pode otimizar sua participação no processo.

2. Elimine erros e repetições

O processo licitatório costuma ser bastante minucioso e demanda o preenchimento de uma série de informações para que a empresa participe da competição. 

Porém, todas as pessoas são suscetíveis a erros, seja a digitação de um número errado ou mesmo a perda de um prazo importante para o certame. 

No entanto, as falhas humanas devem ser evitadas ao máximo pois podem levar à eliminação da empresa do processo licitatório, causando prejuízos financeiros. 

Assim, a tecnologia torna-se a principal aliada dos licitantes, pois têm diversos recursos e ferramentas que ajudam a eliminar os erros e repetições, aumentando a eficiência dos colaboradores.

3. Automatize os cadastros

O cadastro de propostas, documentações e informações costuma ocupar muito tempo dos colaboradores, que poderiam dedicar-se a outras tarefas mais importantes para a organização.

Com uma plataforma de licitantes, é possível automatizar o cadastro da proposta e reduzir a maior parte do tempo gasto com essa tarefa.

As ferramentas possibilitam a emissão de propostas personalizadas, documentos digitalizados, assinaturas digitais, automação de atividades, entre outras formas de aumentar a agilidade da operação.

4. Centralize as informações em um único sistema

Em muitos casos, os documentos necessários para o envio da proposta ficam arquivados em diferentes pastas e servidores, assim como as planilhas e outras informações necessárias para a organização do processo.

Dessa forma, com um sistema robusto e eficiente, todas as ferramentas e recursos ficam reunidos em um único local, com controle de acesso somente para os colaboradores autorizados.

O software reúne os editais, propostas, monitoramento de preços, acompanhamento de prazos e muito mais.

5. Reduza a burocracia

Muitas empresas deixam de participar de licitações e aumentar seus lucros devido à burocracia, mas com a tecnologia é possível tornar o processo mais ágil e eficiente.

O Mannesoft Winner é a melhor solução para empresas que participam de processos licitatórios, pois tem diversos recursos que aumentam a agilidade e a eficiência operacional durante o certame. 

Com o Winner, sua empresa mantém os documentos organizados e digitalizados, facilitando o acesso e o envio da proposta, monitorando o andamento do processo.

Os recursos de inteligência competitiva, como relatórios de desempenho, monitoramento de preços, informações de concorrentes e outras ferramentas ajudam sua empresa a aumentar a eficiência na participação de licitações.

Entre em contato com nossos consultores e saiba mais sobre os benefícios de uma plataforma para licitantes.

 

Leia também

Arraste para o lado